sábado, 5 de setembro de 2009

Blue Man Group

Fundado por Phil Stanton, Chris Wink e Matt Goldman, o Blue Man Group é constituído por três artistas vestidos de preto, sem orelhas e pintados de azul, que não falam, apenas gesticulam. O projeto surgiu em 1988, sob o nome de CMP (as iniciais de Chris, Matt e Phil), em Nova York. Durante o final dos anos 80, o trio realizava manifestações artísticas nas ruas e teatro locais, chamando atenção da mídia e de um público maior.

Logo, Meryl Vladimer, diretor artístico do The Club, percebeu o talento do Blue Man Group e propôs a criação de um show completo. A popularidade do BMG cresceu internacionalmente e o projeto começou a fazer show na Broadway e em outros lugares do mundo. O conhecidíssimo espetáculo "Tubos" estreou em 1991, no Teatro Astor Place.

As apresentações do Blue Man Group incorporam música, humor, estranhos adereços, iluminação, efeitos especiais e muita tinta, que sobra até pro público. A plateia também participa; e as pessoas das fileiras da frente recebem capas de chuva para se protegerem contra os respingos, jatos e espirros.

O grupo também usa criatividade para criar instrumentos de materiais inesperados, como o Drumbone, feito de cano PVC, que reproduz um som quando é tocado com baquetas, como as de uma bateria. As notas mudam conforme eles levantam ou puxam a extensão do cano. Outro instrumento exótico é a vara (igual a uma vara de pescar) que, ao ser balançada, faz um som diferenciado de vibração, amplificado por microfones instalados na ponta do instrumento. Eles também utilizam um piano, só que de maneira nada convencional, como instrumento de percussão: o piano fica em pé, com as cordas na vertical, e um dos integrantes bate nas cordas com uma grande baqueta, emitindo um som impressionante.

O grupo vem ao Brasil com a Mega Star World Tour, que já foi assistida por mais de 2 milhões de pessoas em cerca de 200 cidades e 19 países. O espetáculo passa por São Paulo,de 2 a 6 e 8 a 13 de setembro, no Credicard Hall, e pelo Rio de Janeiro, de 16 a 20 do mesmo mês, no Citibank Hall. Além de realizar as turnês pelo planeta, o grupo mantém shows fixos em Nova York, Chicago, Las Vegas, Boston, Orlando, Berlim, Zurique e Tóquio.

Agora o grande segredo do Blue Man Group: como três caras conseguem fazer tantas apresentações em diferentes lugares ao mesmo tempo? É simples. Atualmente, o coletivo não é formado apenas por Phil Stanton, Chris Wink e Matt Goldman, e sim por 60 artistas de diferentes nacionalidades com o mesmo biótipo dos originais (cerca de 1,80 metros e 80 quilos).

Saiba mais sobre o Blue Man Group e veja os rostos dos fundadores sem máscaras:

Bmg_e_seu_intrumento_exótico_e_iluminado

Blue_man_drumbone

Blue-man-group-participação_plateia

Blue-man-paint

Blue-man-group-orlando

Blue_man_group

All_3_blue_man_group_no_make

Os_membros_originais_do_bmg_autografando_uma_guitarra



Nenhum comentário:

Postar um comentário