quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ana Carolina lança album equilibrado

Voz de Michael Jackson fica em primeiro plano em 'The stripped mixes'. The Very Best traz música africana aos ouvidos ocidentais.

ANA CAROLINA - “NOVE”
Divulgação
Divulgação
Gravadora: Sony

Em seu quarto álbum de estúdio, “Nove”, Ana Carolina equilibra economia (são nove faixas em menos de 40 minutos) com exuberância – três produtores e uma lista de participações que não tem fim, incluindo o norte-americano John Legend e a italiana Chiara Civello. Essa variedade de parcerias traz bons frutos, como a tensa “Era” (uma das melhores músicas de sua carreira) e o samba “Torpedo”, com letra de Gilberto Gil. Porém, outros momentos bregas estragam a experiência de ouvir o disco, como o R&B de rádio de dentista “Entreolhares (The way you’re looking at me)”, o pagode mela-cueca “Dentro” e a chata “10 minutos”. É por faixas como essas que a curta duração do álbum vira uma benção – ou, como a própria Ana Carolina canta em “Tá rindo, é?”: “A minha oração é curta pro santo não entediar”. (AMAURI STAMBOROSKI JR.)

MICHAEL JACKSON- "THE STRIPPED MIXES"
Divulgação
Divulgação
Gravadora: Universal

Mais um relançamento em homenagem a Michael Jackson que chega na esteira da morte do cantor, em 25 de junho, "The stripped mixes" traz os maiores clássicos do rei do pop, à frente dos Jackson 5 e em carreira solo, com algumas mudanças nos arranjos. Em geral, a voz do cantor aparece em primeiro plano, e isso faz com que o seu timbre ímpar fique em evidência, mas também pode se tornar cansativo. Afinal, por que não ouvir a instrumentação? Os fãs mais obcecados podem se incomodar com as diferenças em relação às versões originais, a exemplo de "We've gotta a good thing going". De fato, músicas atemporais como "Ain't no sunshine" soam melhor da maneira como ficaram conhecidas. (LÍGIA NOGUEIRA)

THE VERY BEST - "WARM HEART OF AFRICA"
Divulgação
Divulgação
Gravadora: Rough Trade

A música africana é a nova joia a ser redescoberta pelos descolados mundo afora – o vampire Weekend que o diga. De todos os projetos ocidentais que “resgatam” os sons do continente africano, poucos têm a mesma autenticidade e frescor criativo do The Very Best. A parceria do cantor malauiense Esau Mwamwaya com a dupla de produtores europeus Radioclit começou como uma mixtape em 2009 e chega a 2009 como álbum completo, incluindo participações de Ezra Koenig (Vampire Weekend) e da cingalesa M.I.A. Abrindo com a épica “Yalira”, o disco ainda traz destaques como a grudenta “Julia”, a alegre “Kamphopo” e a dançante “Nsokoto”. (ASJ)

VÁRIOS - "TRILHA SONORA ORIGINAL DA MINISSÉRIE CAPITU"
Divulgação
Divulgação
Gravadora: Som Livre

Um dos maiores trunfos da trilha sonora da minissérie "Capitu", que saiu há pouco em CD, foi ter apresentado ao grande público a banda Beirut, projeto do norte-americano Zach Condon que mistura elementos da música tradicional do leste europeu com pop e folk. Escolhida para ser o tema de abertura do programa inspirado no livro de Machado de Assis, "Elephant gun" é sem dúvida uma grande canção, que funciona como porta de entrada para conhecer a obra do jovem músico. Embora reúna outras boas composições - como o clássico "Juízo final", de Nelson Cavaquinho, e uma surpreendente versão de "Iron man" assinada pela banda Bad Plus -, a música de "Capitu" funciona melhor na tela, como acompanhamento da adaptação dirigida por Luiz Fernando Carvalho. (LN)


Noticias do Mundo da musica:

EP da cantora Céu é aperitivo saboroso para os fãs - veja mais lançamentos

Eminem mira, mas não acerta o alvo com 'Relapse' - veja mais lançamentos

Sonic Youth ensina como envelhecer com classe - veja outros lançamentos

Versão dub de Franz não perde nada para o original - veja outros lançamentos

Jack White lança superbanda crua e agressiva - veja mais lançamentos

Yoko reúne jovens músicos em sua Plastic Ono Band - veja mais lançamentos

Cantor Leonardo grava disco ao vivo - veja mais lançamentos

Arctic Monkeys amadurecem em terceiro disco - veja mais lançamentos




Nenhum comentário:

Postar um comentário